PROBLEMAS COM A VENTOINHA VOLVO XC60 T6

Normalmente o carro chega com aviso de painel (AQUECIMENTO PARE O MOTOR) e com os dois ventiladores do complexo de ventoinhas disparados. Ou um parado e o outro disparado. Essa é uma avaria comum aos T6 (XC, S e V 60) e também XC 70 3.2 2008-.

Como se dá a avaria…


O complexo de ventoinhas se resume a dois ventiladores e um módulo. Esse módulo trabalha em comunicação direta com o módulo do motor (ECM). O módulo do motor recebe sinais dos sensores ligados ao sistema de arrefecimento do carro e então, conforme a necessidade, modula o sinal (PWM) para que a ventoinha trabalhe em diferentes velocidades (33%, 66% ou 100%).

O problema acontece quando os ventiladores, mais comum o maior, tem folga em seu eixo central. Esse desgaste faz com que ao girar "irregular" o atrito com as peças internas desequilibre a hélice de tal forma que essa venha a travar. Com isso o consumo de amperagem aumenta gerando danos nos componentes internos do módulo e a incapacidade do módulo se "ajustar" aos comandos recebidos pelo ECM.

Na Swedish Auto Tech reparamos a peça e realizamos os testes de velocidade para dar as garantias necessárias. Normalmente o preço cobrado é 50% do valor da peça nova e conseguimos dar garantia de pelo menos 6 meses.

317 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo